Correio Popular Notícia



Será que o adoçante faz mal?

Data da notícia: 05/05/2014
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/PONTO M - MATERIA PRINCIPAL ADOCANTE 2222.jpg[/IMG] Quem não fica em dúvida na hora de adoçar o cafezinho com adoçante, depois de ver tantos disparos contra essa substância na mídia? Em uma semana, é o grande companheiro de quem está na luta para perder alguns quilinhos. Na outra, é apontado como colaborador para o aumento do peso e até relacionado a doenças como o câncer. Criados para substituir o consumo de açúcar, os adoçantes, antes destinados para pacientes diabéticos, foram incorporados no dia a dia de quem quer emagrecer e se preocupa com o corpo.

O consenso entre os especialistas diz que o adoçante traz benefícios para a saúde, desde que utilizado com moderação. "O exagero nunca faz bem. Por exemplo, uma pessoa que toma quatro latas de refrigerante diet por dia vai consumir 120 latinhas no fim do mês. A falta de equilíbrio não é um problema apenas com o adoçante, mas com a alimentação em geral", explica Celso Cukier, nutrólogo e coordenador da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE).

Constituídos por edulcorantes ? substâncias responsáveis pelo sabor doce ? os adoçantes têm poder de adoçamento extremamente maior que o do açúcar. Alguns podem ser utilizados para cozinhar por terem estabilidade suficiente para não perder o sabor doce quando expostos a alta temperatura, como o acesulfame K e a sucralose. O Aspartame é composto de dois aminoácidos naturalmente encontrados nos alimentos, ele adoça 200 vezes mais do que o açúcar. A Sacarina é um adoçante artificial e resiste a altas temperaturas. Têm poder de adoçar 500 vezes mais que o açúcar. A Stévia, adoçante natural, extraído de uma planta nativa da fronteira do Brasil com o Paraguai,tem sabor amargo e adoça 300 vezes mais que o açúcar e a Sucralose, elaborada a partir da modificação da molécula do açúcar, não é absorvida pelo organismo. É 600 vezes mais doce que o açúcar.

[b]RECOMENDAÇÃO -[/b] O órgão que regulamenta a alimentação e os medicamentos nos Estados Unidos, o Food and Drug Administration (FDA) recomenda que o consumo diário de adoçante seja de quatro a seis pacotinhos de um grama quando em pó, e de 9 a 10 gotas para os líquidos. "Para o consumo superior a essas doses não se encontra, na literatura científica, nada que possa sugerir alguma anomalia metabólica ou orgânica, mas nas indicações do FDA o excesso não deve ser estimulado", salienta o dr. Cukier.
É preciso ficar atento ao exagero. "É sempre bom verificar os produtos para avaliar a quantidade de adoçante e manter o equilíbrio", diz o nutrólogo. Qual a vantagem de usar adoçante em quem não tem problema de peso? Segundo o dr. Cukier, nenhuma. "Uma colher de chá de açúcar tem cerca de oito gramas, o que corresponde a 32 calorias. O que isso vai impactar realmente no seu dia entre você ganhar ou perder peso? Nada", avalia. A preocupação deve estar em diminuir a carga calórica em excesso, como doces, balas e refrigerante. Com informações da Sociedade Beneficente Israelita Albert Eintein.

Fonte:






Noticia vista 13648 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.